22 de novembro de 2016

O Natal está à porta

Fim de novembro e eu já estou um bocadinho farta do Natal...
Desculpem-me as pessoas que adoram esta época mas eu acho que quando chego à noite de 24 de dezembro já me está a apetecer desmanchar a árvore e mandar calar todos os cânticos de Natal que enjoam ao fim de duas semanas.
Os centros comerciais já brilham com as suas luzes e enfeites, as montras têm neve e renas a chamar os mais incautos para começarem a gastar dinheiro que nem uns doidos, e nos canais infantis de televisão há meia hora seguida de anúncios a brinquedos e jogos.
Cá para mim parece tudo uma conspiração para que gastemos todo o dinheiro que temos e mais uns euros do visa, que depois vamos passar um ano a pagar.
Ah e tal mas é Natal, temos de comprar brinquedos para os miúdos, roupas, perfumes e pijamas para os graúdos... Jóias para as esposas, meias para o avô,  ah e ainda um cachecol para a avó.
Mas porquê??? Porque é Natal -respondem todos em coro.
A sério? A sério que afinal o Natal é isto???...
E as comidas todas que vamos ter de fazer? Horas e horas na cozinha a preparar doces e mais doces só porque é tradição?
Hummmmm, pois também é tradição engordar uns 3kgs nesta altura só porque é tradição comer rabanadas, sonhos, bolo-rei e outras iguarias do género cheias de açúcares, hidratos e gorduras.
E a ceia de Natal que muitas vezes junta famílias numa perfeita harmonia, onde reina a paz, o amor e os sorrisos??? Harmonia essa que só é ensombrada pelos outros trezentos e sessenta e tal dias do ano em que as pessoas discutem, não se falam ou pior ainda, falam mal umas das outras pelas costas.
Dia 25 de dezembro deixou de ser o dia de Natal e passou a ser o dia do lixo que as pessoas teimam em deixar ao lado do ecoponto ( pode ser que vá lá alguém separar o papel dos plásticos e colocar no sítio correto); passou a ser o dia de brincar com os brinquedos todos ( alguns será só mesmo dessa vez) e passou a ser o dia de retirar as etiquetas dos pijamas e dos cachecóis (e juntar à coleção de cerca de 11 pijamas e 28 cachecóis, recebidos em natais anteriores).
Para grande surpresa de muitos, ou não, no dia 26 ou 27 de dezembro começam os saldos e as promoções nas lojas.... Ora bolassss!!!

E assim se passa o Natal que é aquela festa onde:
- gastamos dinheiro desnecessário  (e que às vezes não temos)
- engordamos que nem umas lontras (para caber no pijama xxl que a avó ofereceu)
- somos grandes atores dignos de óscares (sempre que desembrulhamos mais um par de meias ou quando estamos a cear com a sogra do primo da cunhada do irmão que lá foi jantar a casa e nunca a vimos mais gorda)! 

Viva o Natal!!!!
Ps... Eu gosto do Natal ok? O texto é só mesmo para refletirmos um bocadinho com alguma piada à mistura.

E vocês? Gostam do Natal?
😉😆

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  2. Para mim o Natal sempre foi uma festa.. O meu avô fazia anos no dia 24 e eu e o meu irmão faziamos uma autêntico espectáculo de variedades até à meia noite. O que nos riamos... Reuniamo nos à volta daquilo que era a porta da sala do T2 e um sótão onde vivíamos todos, a fazer de mesa para cabermos todos. Fomos tão felizes.. Houve uma altura em que passei a odiar o Natal, pois significava estar separada do meu pai ou da minha mãe.. De uma mesa cheia éramos 3 gatos pingados.....
    Voltei a recuperar o meu gosto quando fui mãe.. Fiz questão de aprender as receitas antigas da minha avó enquanto a tinha junto a mim, e coloca las em pratica agora que só nos acompanha no céu..
    Há uns anos retomei os serões de Natal e juntamos as várias familias nucleares e fizemos o amigo secreto..sorteado um mês antes e cada um pensa NAQUELE presente que o seu amigo gostava de receber..fazemos um cabaz e a descoberta do amigo secreto é quase já um cluedo!! Quem mais amigos advinhar leva o cabaz.. Filmamos sempre esse momento e revemos no Natal seguinte.. E o que nos rimos e ...somos felizes...
    Eu gosto do Natal..
    Gosto da magia do Natal.. Não do show off, e do happy end e dos sorrisos falsos..
    No Natal estou com as pessoas do ano inteiro...
    Próxima etapa é juntar os amigos 😁😁😁

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Tão verdade e tão mentira!!!
    O Natal tem uma magia especial q consegue trazer de dentro de nós o que temos de melhor (porque tudo é luminoso e belo à nossa volta nesta altura) e de pior, porque muitos de nós mergulham num consumismo exagerado, procurando sorrisos felizes de quem recebe os presentes que compramos.
    Eu ADORO a luz, o cheiro e a magia do Natal!... A forma bonita como as pessoas passam a falar na rua, a sorrir umas para as outras, a ser "impostamente" mais solidárias... só porque é Natal e ainda que isso dure cerca de 2 meses por ano, e que eu saiba disso todos os anos, apenas deixo que chegue ao meu coração o que o Natal tem de bom.
    Sabes que sou piegas, emotiva, demasiadamente sonhadora... e talvez por isso, tenha a mesma consciência que tu de tudo o que referes e até concorde, mas deixe de lado essa visão e apenas deixe entrar em mim a parte bonita q ainda vejo, ou que quero ver!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste texto eu só falei na parte menos bonita do Natal...
      beijinhos Rita

      Eliminar