17 de dezembro de 2017

A minha primeira São Silvestre

Panorama geral:
- mulher
- 40 anos de idade
- pouco ou nenhum treino de preparação
- sonho de correr uma São Silvestre
- vontade de superar medos e inseguranças

Dois objetivos para esta prova em Almada:
- chegar ao fim da prova
- não ser a última



Como tudo começou?
Sou uma pessoa inconstante em muita coisa na minha vida, mas tenho muitos sonhos que só se realizarão se eu lutar por eles.
Há cerca de 4 anos que sonho participar na São Silvestre de Lisboa. Pela data em que é, pelo trajeto, acredito que seja uma corrida lindíssima portanto acabei por me inscrever nestas duas provas.
Entretanto fui  falando com pessoas que tal como eu, com poucos treinos e pouca experiência nas corridas correram na dita prova. Fico motivada apesar de saber que a subida da Avenida da Liberdade seja um grande contratempo... mas a vontade foi ficando e acabei por, num momento de loucura e otimismo desmesurado inscrever-me. Tinha cerca de 2 meses para treinar... mas não o fiz. Ou melhor, treinei pouco, muito pouco.
Ontem ia com as borboletas na barriga, cheia de medo de não aguentar e de não conseguir realizar os meus dois objetivos.
Nunca vou sozinha pois tenho um marido excepcional que não me deixa sozinha nestas minhas loucuras... Lá fomos os dois buscar os dorsais à linha da partida que era em frente aos bombeiros de Cacilhas e começamos a sentir aquela euforia da prova. Camisola Amarela fluorescente, dorsal número 126 e um frio de rachar.

Após encontrarmos dois amigos habituados a provas e ouvir o conselho precioso da Fernanda "Não comecem muito rápido... guardem-se para o resto da prova" lá fizemos um aquecimento e posicionámo-nos na linha de partida.

Olho à volta e vejo pessoas com ar saudável, sorridentes, felizes e ansiosas que se oiça a contagem decrescente.
Preparo o meu telemóvel, fones nos ouvidos -playlist cujo nome escolhido foi "runner girl"; aplicação de corrida que me vai fazendo a contagem dos kms, a média da volta e o tempo previsto para a chegada. Tudo pronto!  Bora lá Vera!
Resumindo um pouco posso dizer-vos que estive para desistir umas 3 vezes e foi logo nos 3 primeiro kms... a subida de Cacilhas para Almada. ufaaaaa... O marido não deixou e motivou-me sempre... "vá... agora é  a subir mas depois é sempre a descer" dizia ele. Eu aceitei e agradeço estas frases, esta força, este amor incondicional...
Devo dizer que  foi nessa subida que me apercebi de umas luzinhas que vinham mesmo atrás de nós... oh não... Já fazíamos parte dos últimos. As motas da  polícia e a  ambulância andaram sempre bem perto de nós. Na minha cabeça ainda me imaginei deitada no chão desmaida e ser logo socorrida, desatar a vomitar e levarem-me na ambulância até à linha de chegada... Afastei com um ligeiro sorriso estas imagens e tentei afastar-me dos últimos atletas. Não queria ser a última e não queria desistir.
Até ao km 5 fui em dificuldade, mais mental que física, mas depois creio que a adrenalina surgiu e comecei a aceitar a ideia de estar focada e manter um ritmo de passada que me permitisse chegar ao fim da corrida!

Superei-me! Acreditei e só já queria chegar à linha de meta. No último quilómetro o marido ainda tentou que eu sprintasse um bocadinho mas eu já estava a dar o meu máximo....
O apoio dos atletas que já regressavam também foi importante... fizeram-me sorrir e mais uma vez, acreditar que era capaz.
Cruzei a linha da meta feliz e orgulhosa! Os dois objetivos alcançados- terminei a prova e não fui a última a chegar...
Fiz os 10km com um tempo de 1h20min. Considero um bom tempo porque foi a primeira vez que corri esta distância e numa prova (com algumas subidas manhosas).
Agora há que treinar para bater este tempo!

Descobri várias coisas com esta experiência:
- afinal não foi tão difícil como pensei;
- mas não foi fácil;
- a mente controla tudo;
- o apoio do marido é importantíssimo;
- a minha playlist tem que ser reformulada;
- a euforia de terminar é uma sensação que quero repetir;
- superei todas as minhas expectativas;
- afinal eu sou capaz!

Portanto agora é só esperar pela São Silvestre de Lisboa no dia 30 de Dezembro
... e fazer uns treininhos pelo meio.

Obrigada a todos que me apoiaram e me felicitaram.
Os amigos que acreditam em nós e que ficam felizes com as nossas vitórias são um grande apoio para continuarmos!

Ps - Não disse nada sobre o assunto alongamentos porque não os fiz como deveria ser... agora, 24h depois sinto algumas dores, mas são "dores boas", não me importo.

I'm a 10k runner! 🔝💪🏃










Sem comentários:

Enviar um comentário